
Conteúdos programáticos
De forma a abranger todas as funcionalidades do NewSoft DS, criamos 9 Módulos de Aprendizagem com várias temáticas.
Se preferir, também pode fazer uma Formação Geral NewSoft DS. Esta formação mais genérica é semelhante à formação inicial dada quando o software é instalado e é especialmente útil para introduzir novos colaboradores na utilização do programa.
Cada módulo tem uma componente teórica e demonstrativa das várias funcionalidades do NewSoft DS. No final de cada sessão de formação, os formandos têm a oportunidade de expor questões sobre o tema abordado, que serão esclarecidas através de demonstração de casos exemplo no programa.
Consulte os conteúdos programáticos de cada módulo para perceber as áreas em que faz mais sentido a sua clínica fazer formação:
Módulo 1: Ficha de Paciente
• Recolha de dados do cartão de cidadão;
• Pesquisa automática de pacientes;
• Criação de pacientes temporários;
• Recolocação de pacientes e diferença entre pacientes temporários e definitivos;
• Eliminação de pacientes: definitivos, temporários, duplicados, pacientes com indicação de falecimento, entre outros;
• Associação de família na Ficha do Paciente;
• Explicação de referenciador (paciente/protocolo);
• Controlo de validade do cartão de beneficiário;
• Registo de contacto com o paciente e respetiva resposta;
• Definição do tipo de paciente, cor e títulos;
• Inibição de Mailing de forma a não existir qualquer contacto com o paciente (E-mail, SMS, IVR, entre outros);
• Bloqueador de agenda;
• Maximização da janela correspondente à Ficha de Paciente (outras funcionalidades);
• Ficha de Avaliação de Risco (EMRRH);
• Anamnese parametrizável com vários tipos de questionários;
• Ficha de Sinistrado;
• Impressão de documentos: atestado médico, justificação de faltas, cartão clínico, recomendações ao paciente, entre outros;
• Arquivo de Imagens e Documentos (ficheiros encriptados para a versão profissional);
• Consulta do histórico de tratamentos;
• Consulta do plano de tratamentos;
• Disponibilização de consentimentos informados;
• Parametrizações de acordo com o RGPD.
Módulo 2: Agendamento
• Agenda diária, semanal e mensal;
• Agenda por especialidades;
• Divisão da agenda por cores de acordo com o nível de ocupação (calendário);
• Filtrar agenda por estados de consulta;
• Consultas adicionais (disponibilização de consulta em todas as agendas no caso de se tratar de uma urgência);
• Agenda multi-médico (agenda dinâmica);
• Pesquisa de consultas livres;
• Impressão de documentos a partir da agenda;
• Observações da consulta;
• Organização da agenda por utilizador (remoção ou adição de colunas);
• Envio de SMS manuais para lembrete de consultas;
• Consultas de controlo e pedidos de marcação;
• Alertas para visualização dos pedidos de marcação e consultas de controlo;
• Consultas que requerem aviso prévio;
• Diferença entre notas da agenda, notas/tarefas diárias, anotações e observações importantes;
• Pacientes em lista de espera;
• Criação de períodos de inatividade na agenda;
• Abertura de agendas;
• Parametrização de tipo e estados de consultas;
• Associação dos tipos de consultas aos médicos e à marcação;
• Configurar a abertura da lista de contactos com o paciente após a alteração do estado da consulta para “Desmarcada” (exemplo);
• Como efetuar a marcação de consultas diretamente na agenda a partir do separador “Marcação”.
Módulo 3: Odontograma, Ficha de Ortodontia e Prescrição Eletrónica
Odontograma
• Odontograma (dentição definitiva e decídua);
• Estados dos dentes (situação inicial e atual);
• Consulta do histórico de tratamentos realizados e previstos;
• Estados dos tratamentos (em curso, realizado e plano);
• Lançamento e validação de tratamentos;
• Periodontograma e Diagnóstico Periodontal;
• Visualização da vista palatina e vestibular;
• Anotações médicas;
• Anamnese;
• Solicitação de novas marcações e consultas de controlo;
• Planos de tratamento (marcação automática no Odontograma);
• Relatórios Endodôntico, Implantológico e Cirurgia Endodôntica;
• Maximização da janela do Odontograma (outras funcionalidades);
• Índice gengival, placa, sangramento, análise oclusal, entre outros;
• Meios complementares de diagnóstico (MCD);
• História clínica agrupada (S.O.A.P).
Ficha de Ortodontia
• Ficha de Ortodontia acessível através da Ficha de Paciente e Odontograma;
• Agenda de Ortodontia;
• Atribuição de caixas, quais as suas características e associação das mesmas aos pacientes;
• Identificação do higienista oral;
• Identificação do tipo de aparelho a ser colocado;
• Ficha de Observação
• Exame Facial e Observação Intraoral;
• Observação Funcional;
• Relatórios estatísticos: tipos de consultas, tipos de status, tipos de aparelhos e estatística comparativa.
Prescrição Eletrónica
• Prescrição de receitas médicas através do NewSoft DS;
• Envio de SMS para solicitação de código para levantamento da receita médica;
• Emissão de atestado para a carta de condução;
• Solicitação de MCDT comparticipado.
Módulo 4: Faturação e Orçamentos
Faturação
• Distinção entre lista de tratamentos pendentes e tratamentos a faturar;
• Adição de tratamentos avulso;
• Criação de prestações;
• Alteração de convenção, médico, empresa e centro de custo a faturar;
• Aplicação de descontos financeiros;
• Emissão de documentos de faturação (fatura-recibo, fatura, recibo, notas de crédito e débito e faturas de adiantamento);
• Impressão de original e 2ª via de documentos;
• Anulação de documentos fiscais e indicação do motivo de anulação;
• Nota de crédito com acumulação de saldo e devolução monetária de valores;
• Inserção de crédito e/ou débito avulso;
• Gestão de débitos e créditos;
• Exportação do ficheiro mensal SAFT;
• Emissão da fatura a terceiros.
Orçamentos
• Criação de orçamentos a partir do Odontograma e/ou Ficha de Paciente;
• Envio do orçamento por e-mail ao paciente;
• Definir angariadores, situação financeira e situação do orçamento;
• Colocar títulos de orçamentos pré definidos;
• Versão de orçamentos;
• Criação de subtítulos;
• Estados do orçamento (em estudo, aprovado, não aprovado, concluído e lançado);
• Diferença entre lançar orçamento para plano ou para faturação;
• Identificação de tratamentos realizados e tratamentos por realizar no orçamento;
• Criação de orçamentos-tipo;
• Definir campos obrigatórios no preenchimento de um orçamento;
• Definir patamares de descontos por perfil e valor do orçamento;
• Orçamentos financiados;
• Tratamentos considerados essenciais;
• Clonar e duplicar orçamentos;
• Identificação dos tratamentos que não fazem parte da convenção do paciente;
• Notas para o paciente e comentários do tratamento.
Módulo 5: Honorários Médicos e Gestão de Convenções
• Honorários dos médicos por produção e/ou faturação;
• Percentagens médicas;
• Percentagens fixas por médico e tratamento;
• Acertos para custos de material;
• Taxa de retenção na fonte;
• Cheques-dentista;
• Produção pendente de paciente e convenção;
• Faturação e conta-corrente das convenções;
• Emissão de guias ADM, ADMG;
• Relatórios de tratamentos faturados, em dívida, não faturados e pagos às convenções.
Módulo 6: Gestão de Laboratórios
• Agenda de Próteses (inserção de trabalho, inserção de provas e custos dos trabalhos associados);
• Solicitação de requisições;
• Local para inserção de observações internas e observações a serem enviadas aos laboratórios;
• Validação e anulação dos trabalhos finalizados;
• Relatórios laboratoriais.
Módulo 7: Relatórios, Gestão e Estatísticas
• Relatórios de pacientes;
• Relatórios de consultas (tipo de consulta e estado de consulta);
• Tempo médio de espera;
• Listagens de convenções, exames, receituário e tratamentos;
• Listagens de orçamentos (situação e acompanhamento);
• Relatórios de tratamentos;
• Painel de Relatórios;
• Folha de controlo;
• Folha de caixa (médico, posto, utilizador e centro de custo);
• Folha diária (pagamentos de pacientes e convenções);
• Receitas Financeiras (médico e sala);
• Folhas de resumo (médico e convenção);
• Saldos;
• Relatório de eficiência;
• Tratamentos sem valor;
• Relatório de documentos emitidos (faturas, recibos, faturas-recibo, créditos);
• Mapa de IVA
• Painel de Relatórios;
• Painel de Bordo;
• Estatísticas.
Módulo 8: Configuração Inicial e Gestão de Utilizadores
• Criação de especialidades e associação às fichas clínicas;
• Criação de médicos e definição da especialidade;
• Abertura de agendas médicas (períodos de atividade e inatividade);
• Manutenção de tabelas e qual a sua ligação com o restante programa;
• Associação de categorias e tratamentos às novas especialidades;
• Criação de logins;
• Parametrização de níveis de acesso por perfil de utilizador;
• Configurações gerais do programa;
• Configurações por utilizador;
Painel de Alarmes
• Notícias informativas;
• Consulta de aniversários;
• Verificação das consultas que requerem aviso prévio;
• Consultas de controlo a serem agendadas;
• Lista de devedores;
• Consulta de prestações a serem pagas;
• Lista de tratamentos pendentes de faturação;
• Trabalhos pendentes de laboratório;
• Consultas do dia;
• Fichas a atualizar;
• Tratamentos em curso;
• Consulta de prestações a serem pagas;
• Campanhas promocionais.
Módulo 9: Gestão de Stocks
• Movimentos de stock em tratamentos Médico-Dentários;
• Entrada de stock (com ou sem registo de fatura);
• Baixa de stock e motivos da baixa;
• Consulta de stock (com ou sem lote, quantidade ou valor);
• Parametrização de produtos e fornecedores;
• Parametrização de centros de custo;
• Consulta de movimentos de stock (entrada, saída, faturas em aberto);
• Emissão de requisições (solicitação de produtos);
• Movimentos de produtos entre Centros de Custo;
• Relatório de produtos (consumos);
• Painel de Bordo com inclusão de gráficos (evolução de vendas e compras);
• Emissão de guias de saídas e de devolução;
• Geração de faturas através de encomendas;
• Conta-corrente de fornecedores;
• Concurso entre fornecedores para aquisição de novos produtos;
• Notas de encomenda assistida;
• Arquivo de documentos (folhetos informativos);
• Painel de Entrada (aviso de stock mínimo, data de validade, requisições pendentes).
Para mais informações sobre a duração e valores de cada sessão consulte o menu Formações.
Aproveite também para ver o Regulamento da NewSoft Academy ou descarregar o PDF explicativo para consultar mais tarde. Para mais esclarecimentos ou agendamentos contacte-nos em formacao@imaginasoft.pt. Estamos disponíveis para ajudá-lo.